Saúde, Educação e os Parâmetros Curriculares Nacionais
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais: saúde (PCN), a escola, sozinha, não
levará os alunos a adquirirem saúde, mas pode e deve fornecer elementos que os
capacitem para uma vida saudável, por isso os objetivos gerais de saúde para o
ensino fundamental preconizado pelos parâmetros curriculares nacionais são:
- Compreender que a
saúde é um direito de todos e uma dimensão essencial do crescimento e
desenvolvimento do ser humano;
- Compreender que a
condição de saúde é produzida nas relações com o meio físico, econômico e
sociocultural, identificando fatores de risco à saúde pessoal e coletiva
presentes no meio em que vivem;
- Conhecer e utilizar
formas de intervenção individual e coletiva sobre os fatores desfavoráveis
à saúde, agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde da
comunidade;
- Conhecer formas de
acesso aos recursos da comunidade e as possibilidades de utilização dos
serviços voltados para a promoção, proteção e recuperação da saúde;
- Adotar hábitos de
auto cuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo.
Diante da importância do tema saúde
e com a grande influência que a escola tem no dia-a-dia do aluno, se faz
importante à realização de um projeto para trabalhar essas questões, bem como
desenvolver nos alunos hábitos que favoreçam a sua saúde e a saúde coletiva, além
de desenvolver o conhecimento a respeito de diversos temas relacionados à saúde
corporal e bucal, promovendo assim nesses alunos uma maior autonomia.
REFERÊNCIA:
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS:
SAÚDE. Secretaria de Educação Fundamental. 2. ed., v. 9, Rio de Janeiro, 2000.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro092.pdf
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