segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

SAÚDE E EDUCAÇÃO

Saúde, Educação e os Parâmetros Curriculares Nacionais

            Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais: saúde (PCN), a escola, sozinha, não levará os alunos a adquirirem saúde, mas pode e deve fornecer elementos que os capacitem para uma vida saudável, por isso os objetivos gerais de saúde para o ensino fundamental preconizado pelos parâmetros curriculares nacionais são:

  • Compreender que a saúde é um direito de todos e uma dimensão essencial do crescimento e desenvolvimento do ser humano;
  • Compreender que a condição de saúde é produzida nas relações com o meio físico, econômico e sociocultural, identificando fatores de risco à saúde pessoal e coletiva presentes no meio em que vivem;
  • Conhecer e utilizar formas de intervenção individual e coletiva sobre os fatores desfavoráveis à saúde, agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde da comunidade;
  • Conhecer formas de acesso aos recursos da comunidade e as possibilidades de utilização dos serviços voltados para a promoção, proteção e recuperação da saúde;
  • Adotar hábitos de auto cuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo.
         Diante da importância do tema saúde e com a grande influência que a escola tem no dia-a-dia do aluno, se faz importante à realização de um projeto para trabalhar essas questões, bem como desenvolver nos alunos hábitos que favoreçam a sua saúde e a saúde coletiva, além de desenvolver o conhecimento a respeito de diversos temas relacionados à saúde corporal e bucal, promovendo assim nesses alunos uma maior autonomia.
           
REFERÊNCIA:

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: SAÚDE. Secretaria de Educação Fundamental. 2. ed., v. 9, Rio de Janeiro, 2000.

                             http://saudeehigiene.wordpress.com/page/2/

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